O que é melasma/causas

o melasma, como se afirma no link http://www.squidoo.com/melasmacure , não é uma doença, mas um sintoma. Disfunções orgânicas, a maior parte das quais a ciência oficial não consegue identificar como causadoras do problema, acabam por gerar essas indesejáveis manchas no rosto (podem aparecer também em outras partes do corpo). Basta, portanto reequilibrar o organismo para que essas disfunções e portanto os sintomas desapareçam.

A única origem do melasma com que os médicos parecem concordar são determinadas alterações hormonais em mulheres, como as ocasionadas durante a gravidez, e a ingestão de pílulas contraceptivas hormonais (esse tema é abordado em página à parte neste saite).  De qualquer forma, essas ocorrências representam alterações no metabolismo.

No caso de gravidez, muitas vezes as manchas no rosto desaparecem naturalmente, após o fim da gestação, com o reequilíbrio dos níveis hormonais. Mas o tratamento acelera a normalização. Suspeita-se, também,  que desequilíbrios na tireoide causem essa manchas.

Há, também, uma interessante apreciação sobre quais seriam as causas do melasma no link http://www.skincaretalk.com/t/10159/my-theory-on-melasma-causes-and-the-cure-that-is-working-for-me . Embora a causa do melasma contida nesse link seja apresentada apenas como uma possibilidade, uma opinião, pode-se verificar que as principais premissas defendidas neste saite estão presentes nesse depoimento. Em outras palavras, o melasma é causado por disfunções orgânicas, principalmente provenientes de desordens do sistema digestivo.

Todas as anomalias que aparecem em nós representam um pedido de socorro de  nosso corpo. Se atendemos a esse pedido de forma conveniente, não só nos livramos das anomalias como também melhoramos nosso bem-estar e prolongamos nossa existência.

Se o sol fosse o culpado pelo melasma todos as pessoas que tomam sol seriam portadoras dessas manchas. Quando determinada pele apresenta-se frágil ante os efeitos do sol, o problema não está nos raios solares, e sim na própria pele, conforme exemplifica Andreas Moritz, em seu livro A Surpreendente Limpeza Hepática e da Vesícula (ver neste saite   http://curacompletaparaomelasma.seublog.net/?page_id=491):   “O álcool, o cigarro, certas substâncias minerais e redutoras de vitaminas do organismo, assim como os medicamentos alopatas e as drogas alucinógenas, podem fazer com que a pele se torne vulnerável à radiação ultravioleta”.