Sono / ritmos circadianos

De acordo com os dermatologistas, o sono é o melhor tônico para a pele, bastando-se dormir satisfatoriamente todos os dias para se manter uma pele saudável. Pode-se encontrar vários artigos na rede que atestam essa verdade.

Os ciclos circadianos estão relacionados com os movimentos do sol, da lua, de todos os planetas; dos ritmos relacionados ao dia e à noite; à alternância das estações… Nosso organismo tem profunda ligação com tudo isso. Os hormônios que nosso corpo secreta têm íntima relação com o horário que dormimos e levantamos – hormônios que nos fazem relaxar para o sono; que nos fazem despertar para a atividade…

Quando acordamos, não temos muita fome; estamos dispostos a um lanche leve. Com o passar das horas, nosso metabolismo vai se acelerando aos poucos. Ao meio-dia, já temos disposição para uma refeição mais completa: com o nosso metabolismo atuando de forma mais acentuada, os humores que auxiliarão na digestão estão em sua quantidade máxima e prontos para serem excretados. Se durante muitos dias não comemos adequadamente, a bile, por exemplo, que não foi expelida para a digestão pode se coagular e virar pedra no fígado ou na vesícula.

Todos esses movimentos instintivos do nosso organismo estão relacionados com os ciclos circadianos. Nosso corpo funcionará melhor se tivermos hábitos disciplinados, como o de dormir, acordar e comer nos mesmos horários, e em quantidade equilibrada. Se agimos de forma desbalanceada, nosso corpo ficará desorientado e se o desequilíbrio for muito prolongado, podem vir as doenças, com o tempo.

A falta de exercícios físicos faz que o funcionamento do nosso organismo seja deficiente – recomenda-se que se faça pelo menos dez minutos de exercícios físicos todos os dias; o excesso de exercícios também pode ser prejudicial.

É preciso refletir profundamente sobre o assunto. A vida moderna nos trouxe um modo de vida bastante artificial. Mal temos tempo para milhões de compromissos, quanto menos para fazer exercícios físicos, organizar nossos horários e para dormir! Mas de que adianta apelarmos para os métodos de cura descritos neste saite, como a acupuntura, a homeopatia, a limpeza do fígado, etc., se, por exemplo, não dormimos suficientemente? Afinal, é o sono que limpa nosso organismo, que recarrega nossas energias…

Então, o que você está esperando? Boa noite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.